Paquímetro Universal – Detalhamento e utilização

Nesse post vamos falar do Paquímetro Universal detalhamento e utilização. O Paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, no qual desliza um cursor.


O cursor ajusta-se à régua e permite sua livre movimentação, com um mínimo de folga. Ele é dotado de uma escala auxiliar, chamada nônio ou vernier. Essa escala permite ler frações da menor divisão da escala fixa.

O paquímetro universal é utilizado em medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos. Trata-se do tipo mais usado.

Aqui na Hennings utilizamos o paquímetro no nosso dia a dia em mangueiras, conexões, terminais e na conferência de prensagens de mangueiras que realizamos.

Partes de um paquímetro universal

Lendo as informações do paquímetro

Princípio do nônio
A escala do cursor é chamada de nônio ou vernier, em homenagem ao português Pedro Nunes e ao francês Pierre Vernier, considerados os inventores do paquímetro.  O nônio possui uma divisão a mais que a unidade usada na escala fixa.

No sistema métrico, existem paquímetros em que o nônio possui dez divisões equivalentes a nove milímetros (9 mm). Há, portanto, uma diferença de 0,1 mm entre o primeiro traço da escala fixa e o primeiro traço da escala móvel.

Essa diferença é de 0,2 mm entre o segundo traço de cada escala; de 0,3 mm entre o terceiro traço e assim por diante.

Cálculos de resolução
As diferenças entre a escala fixa e a escala móvel de um paquímetro podem ser calculadas pela sua resolução. A resolução é a menor medida que o instrumento oferece. Ela é calculada utilizando-se a seguinte fórmula:

Leituras no paquímetro
Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em milímetro. Em seguida, você deve contar os traços do nônio até que um deles coincidir com um traço da escala fixa. Depois, você soma o número que leu na escala fixa ao número que leu no nônio.


Para você entender o processo de leitura no paquímetro, são apresentados, a seguir, dois exemplos de leitura.

  • Escala em milímetro e nônio com 10 divisões

Resolução = UEF = 1mm/10= 0.1mm
                     NDE    10div

Leitura
1,0 mm escala fixa
0,3 mm nônio (traço :coincidente 3º)
1,3 mm total (leitura final)
Leitura
103,0 mm escala fixa
0,5 mm nônio (traço coincidente: 5º)
103,5 mm total (leitura final)
  
  • Escala em milímetro e nônio com 20 divisões

Resolução =   1mm /20= 0.05mm
                         20div

Na escala fixa ou principal do paquímetro, a leitura feita antes do zero do nônio corresponde à leitura em polegada.

A medida em polegadas também tem resoluções menores, mas não entraremos em detalhes, pois utilizamos bem pouco. Encontramos paquímetros de polegada decimal e fracionaria. Iremos ver as divisões de um paquímetro de polegada fracionaria.

Como utilizar corretamente o paquímetro para medições? 

É importante abrir o paquímetro com uma distância maior que a dimensão do objeto a ser medido. O centro do encosto fixo deve ser encostado em uma das extremidades da peça.

O paquímetro deve ser fechado suavemente até que o encosto móvel toque a outra extremidade.

Paquímetro universal detalhamento e utilização

Feita a leitura da medida, o paquímetro deve ser aberto e a peça retirada, sem que os encostos a toquem. Nas medidas externas, a peça a ser medida deve ser colocada o mais profundamente possível entre os bicos de medição para evitar qualquer desgaste na ponta dos bicos.

Para maior segurança nas medições, as superfícies de medição dos bicos e da peça devem estar bem apoiadas.

Nas medições internas, as orelhas precisam ser colocadas o mais profundamente possível. O paquímetro deve estar sempre paralelo à peça que está sendo medida.

Para maior segurança nas medições de diâmetros interno, as superfícies de medição das orelhas devem coincidir com a linha de centro do furo.

Toma-se, então, a máxima leitura para diâmetros internos e a mínima leitura para as faces planas internas. No caso de medidas de profundidade, apoia-se o paquímetro corretamente sobre a peça, evitando que ele fique inclinado.

Não se deve usar a haste de profundidade para esse tipo de medição, porque ela não permite um apoio firme.