Leo Explica - O que é Sistema Hidráulico?

04/12/2018

 

O que é hidráulica?

A hidráulica é um sistema que fornece energia por meio de fluidos sob pressão.

 

Componentes de um Sistema Hidráulico

 

Um sistema hidráulico é composto basicamente por:

Motor: é um dispositivo elétrico com a finalidade de movimentar a bomba.

 

Reservatório: reservatórios ou tanques têm por finalidade armazenar e facilitar a manutenção do fluido utilizado. O fluido hidráulico é extraído do tanque e retorna para ele após ser transmitido através do circuito.

 

Bomba: é utilizada para converter energia mecânica em energia hidráulica, empurrando o fluido hidráulico para todo o sistema.

 

Válvula controladora de pressão: dispositivo de segurança que permite que o fluido drene de volta para o reservatório.

 

Válvula de controle direcional: permite que o fluido flua por caminhos diferentes, a fim de controlar os elementos dentro do sistema hidráulico. As válvulas de controle direcional possuem variados números de portas, dependendo dos requisitos do sistema.

 

Atuador: os atuadores hidráulicos convertem o fluido transmitido em energia mecânica para mover a carga. A forma mais comum de atuador usado em sistemas hidráulicos é um cilindro ou atuador linear e também o motor hidráulico.

 

Potencia hidráulica: a principal equação relacionada a hidráulica é o cálculo da potência hidráulica (P). A energia hidráulica é calculada usando a seguinte equação:

Power (kW) = Pressão de trabalho (bar) x Taxa de fluido (L/min)

                                                            600

 

P = p x Q

        600

 

A pressão (p) em um circuito hidráulico é criada pela carga e não pela bomba. A bomba faz com que o fluido hidráulico flua a uma taxa (Q) no circuito. Portanto, aumentar a carga ou a vazão resultará em aumento de energia no sistema.