Leo Explica - Estrutura da Mangueira Hidráulica

19/03/2019

 

A estrutura das mangueiras hidráulicas vem em uma variedade de composições e materiais, mas de forma geral é composta por tubo, reforço e cobertura.

Tubo

É a camada interna das mangueiras, tem a função de transportar com segurança o fluido hidráulico. O material utilizado para o tubo é geralmente uma borracha sintética escolhida especificamente para a sua capacidade de resistir à degradação química que podem ocasionar algum tipo de dano.

Materiais mais usados para tubos internos:

Material

Propriedade

NBR (Borracha de Nitrilo Butadieno)

Alta resistência a minerais e óleos e combustíveis biodegradáveis

CR (Cloropreno)

Resistente a óleo mineral

Poliamida

Resistente a uma ampla gama de fluidos

PTFE

Alta temperatura, óleo, combustível e resistente a produtos químicos

EPDM (Borracha de Etileno Propileno Dieno)

Usado para éster de fosfato com base fluidos


Reforço
 

Devido às altas pressões encontradas nos sistemas hidráulicos, o tubo interno de borracha não suportaria toda a pressão. Por isso o outro elemento necessário de uma mangueira é o reforço.

O reforço fornece a mangueira uma estrutura para suportar a pressão interna do fluido hidráulico durante sua utilização. O tipo e a quantidade de reforços da mangueira dependem da pressão de trabalho.

O reforço da mangueira hidráulica vem em duas formas básicas que é usado para classificar a mangueira em duas famílias:

  • Mangueira trançada:

Mangueiras com reforço trançado pode ser produzido em materiais têxteis (por exemplo: nylon, poliamida ou poliéster) para aplicações de baixa pressão até 100 bar, ou fios de aço de alta tensão para aplicações de pressão mais alta.

As mangueiras trançadas geralmente possuem uma ou duas camadas de reforço, mas em alguns casos pode ter até três. Quando várias camadas trançadas estão presentes, elas são separadas por uma camada de borracha adesiva que impede o atrito entre elas.

  • Mangueira espiralada:

Quando um nível mais alto de resistência à pressão é necessário, o reforço é fornecido por camadas de arame de aço espirais. Cada camada de espiral de arame é enrolada no lado oposto da camada anterior, e haverá sempre um número par de camadas, a fim de equilibrar as forças dentro da estrutura.

Como nas mangueiras trançadas, as camadas espirais são separadas por camadas de borracha adesiva para evitar o atrito.

Também é possível ter mangueiras construídas com combinação de ambos os tipos de reforço, dependendo do desempenho exigido da mangueira. Normalmente, a aplicação de pressão de uma mangueira pode ser julgada pelo tipo de reforço como mostrado abaixo:

 

Pressão / Aplicação

Classificação da Pressão

Tipo de Reforço

Baixa pressão

 < 100 bar

Trançado têxtil

Média/Alta Pressão

100 – 300 bar

Espiral de aço

Alta pressão

>200 bar

Espiral de aço

 

Cobertura

A cobertura externa de uma mangueira hidráulica é sua interface com o mundo externo, ou seja, a mesma serve para proteção do reforço, evitando assim que agentes externos danifique o mesmo, comprometendo o desempenho da mangueira.

As maiores ameaças ambientais a cobertura de uma mangueira são:

  • Temperatura
  • Ozônio
  • Raios UV
  • Abrasão
  • Fogo
  • Sujeira

Oferecemos várias coberturas de uso geral de alta qualidade, com opções que são adequadas para estes tipos de ambientes extremo. Nestas situações, um composto de cobertura especializado pode ser requerido.

Esses compostos especializados geralmente terão uma alta resistência a um ou mais dos fatores ambientais que atacará a cobertura da mangueira na aplicação específica.