Leo Explica - Componentes de mangueira montada.

08/01/2019

A mangueira hidráulica é um dos principais componentes de ligação de um sistema hidráulico. Recomenda-se o uso de mangueira hidráulica em situações que haja movimento e/ou alto nível de vibração. Para garantir a qualidade e segurança do sistema hidráulico é de extrema importância que todos os componentes utilizados na montagem das mangueiras (mangueiras, terminais e capas), sejam do mesmo fabricante para haver a garantia da união.

Uma mangueira montada é composta das seguintes componentes:

MANGUEIRA HIDRÁULICA

A mangueira hidráulica é a parte flexível em um circuito hidráulico. A sua estrutura é composta basicamente de um tubo interno, reforço e cobertura, que utilizam componentes como borracha, arames de aço, fios têxteis, PTFE, termoplásticos. São recomendadas para linhas hidráulicas de baixa, média, alta e super alta pressão para condução de fluidos, óleos e derivados de petróleo, água e ar. São fabricadas com uma estrutura específica para cada aplicação e produzidas de acordo com as normas internacionais. Possuem diferentes diâmetros, classificações de pressão, tipos de reforço e tipos de cobertura conforme a necessidade de cada aplicação.

TERMINAIS

Terminal é o que faz a união entre a mangueira e o circuito hidráulico, é composto por uma vedação e um espigão que fazem essa união. A vedação é normatizada por órgãos internacionais para padronizar as montagens e o espigão é umas das partes mais importantes na montagem de uma mangueira, em conjunto com a capa faz a vedação entre mangueira, terminal e capa. Ele é projetado por cada fabricante para ter a melhor eficiência com as suas mangueiras. Os terminais têm diferentes vedações e tamanhos conforme a necessidade de cada equipamento. São fabricados para serem utilizados em qualquer tipo de máquinas operatrizes, injetoras, prensas, terraplanagem, etc.

 

CAPAS

A capa é usada para fixar os terminais nas mangueiras.  Ela é fixada mecanicamente com um equipamento específico, fazendo uma deformação nos componentes para formar um selo de vedação seguro na união entre o terminal e a mangueira.